BPO Financeiro vale a pena? O que é, como funciona e vantagens

Como é a rotina de finanças dentro da sua empresa? Se está desorganizado, o BPO financeiro pode ser uma solução.

Com ele, gerenciar uma empresa que já é um grande desafio, passa ser setorizado por outros profissionais da área.

Por isso, nesse artigo, vamos explicar para você tudo sobre o que é esse serviço e se realmente vale a pena sua empresa investir.

Leia também: Como manter o caixa da empresa saudável

O que é BPO financeiro? 

Para entender mais, precisamos primeiramente entender o conceito do que é BPO…

Basicamente, BPO é uma sigla em inglês que significa “Business Process Outsourcing”, ou melhor dizendo “Terceirização de processos de negócios”. 

Para resumir, é uma terceirização de uma organização, no caso do BPO é do setor financeiro.

Ou seja, esse serviço é agente externo da empresa para gerenciar as contas e a rotina contábil da instituição. 

Além disso, cuida das obrigações contábeis e de todos os compromissos legais que ela tem com o pagamento de impostos.

Portanto, com a Lei da Terceirização, essa atividade pode ser aberta para que outra empresa de contabilidade cuide de toda a burocracia e gestão.

Continue lendo, pois vamos te mostrar as vantagens de obter esse tipo de terceirização na sua empresa.

Como funciona o BPO?

Agora que você já sabe o que é o BPO financeiro, vamos te explicar como funciona isso, na prática…

Primeiramente, é importante compreender que ao contratar a terceirização, será necessário saber da cultura contábil e do modelo de negócio.

Ao identificar todo o processo financeiro da empresa, será feito todo o detalhamento e quais são as necessidades mais urgentes. 

Por meio de informações básicas, também será possível entender quais são as demandas da empresa para o futuro. 

Depois disso, será feito um plano de ação em conjunto com a empresa para otimizar os processos diários.

Por último, é realizada a implementação, na prática de tudo que foi planejado dentro da empresa e com os colaboradores.

Assim, é feito o monitoramento de todo o processo por meio de análises de desempenho para ter ainda mais eficiência e transparência na contabilidade.

Esse processo todo é muito importante para ter uma organização melhor e saber lidar com algumas tomadas de decisões. 

Veja agora os principais pontos que separamos para você saber sobre as vantagens de contratar um serviço de terceirização.

Vantagens de ter BPO financeiro

Como falamos anteriormente, o BPO é basicamente uma terceirização da parte financeira de uma empresa para uma contabilidade. 

Dessa forma, o foco principal desse modelo de terceirização é entender como funciona a empresa e oferecer um serviço que leve em conta a rotina financeira.

Além disso, outra vantagem muito importante que precisamos citar para você é que o BPO é uma forma de estratégia.

Isso porque uma equipe especializada em contabilidade que vai querer entender e cuidar de todo o processo de finanças.

E claro, não podemos deixar de citar o fator positivo que é o controle das contas, folha de pagamento dos colaboradores e até a emissão de notas fiscais.

Tudo isso é muito importante para que sua empresa não tenha problemas no futuro. 

Resumindo, essas são algumas das vantagens que o BPO financeiro tem se você investir:

  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Relatório de finanças;
  • Gestão de documentos;
  • Agendamento de pagamento de contas;
  • Planejamento orçamentário;
  • Melhoria da organização;
  • Redução de custos;
  • Organização de dados da empresa;
  • Compliance e segurança fiscal;
  • Equipe de especialistas cuidando das finanças;
  • Foco maior nas atividades da empresa.

Outra vantagem essencial para você, é a separação das despesas pessoais com as despesas da empresa.

Esse erro é muito comum, e isso é muito prejudicial para a saúde financeira do seu negócio!

Afinal, misturar as contas pessoais e da empresa vai desorganizar o fluxo de caixa e claro, vai ter muitos problemas com o imposto de renda no futuro.

Simplificando, ter BPO financeiro é uma forma de você organizar e desenvolver a sua empresa. 

Agora, podemos chamar o BPO de assessoria financeira?

Continue aqui que vamos explicar para você um pouco mais sobre os dois conceitos!

Diferenças entre BPO financeiro e assessoria

Uma pergunta muito comum é quais são as diferenças entre o BPO e a contratação de uma assessoria?

Basicamente, a principal diferença é que o BPO é um serviço de terceirização que vai fazer parte do cotidiano de uma empresa.

Ou seja, todo o financeiro e gestão contábil serão de responsabilidade da contratação dessa outra empresa.

Já no caso da assessoria, é um serviço de apoio por um determinado momento ou problemática que ocorreu dentro da instituição.

Por exemplo, se uma empresa está com dificuldades de realizar a emissão de nota fiscal, um assessor pode resolver apenas essa burocracia.

Enquanto isso, o BPO vai auxiliar todo o processo que um negócio precisa para que ela possa crescer e se desenvolver.

Além disso, o BPO também pode se envolver em tomadas de decisões para o futuro de um negócio.

Para resumir, a assessoria contábil serve apenas para alcançar uma meta que a empresa está passando, enquanto o BPO financeiro é um processo a longo prazo. 

Por isso, você pode chamar o nosso escritório para saber qual das duas opções é a melhor para as necessidades da sua empresa!

Concluindo…

Você viu como o BPO financeiro é uma grande ferramenta, ou melhor, parceria entre o seu negócio com o tipo de terceirização.

Procurar por ajuda especializada é uma das melhores formas de cuidar e administrar o seu negócio com sabedoria!

Por isso, saiba que você pode contar com a gente! 

Oferecemos diversos serviços contábeis para que a sua empresa tenha toda a segurança e praticidade quando se trata de gerenciamento contábil.

Se você quer saber mais sobre BPO financeiro e outros serviços que nós oferecemos, entre em contato conosco para saber mais!

Corintiano Contabilidade

Leia também:

Seu sucesso é nosso negócio.

plugins premium WordPress