Se alguém perguntar hoje para você qual é o seu modelo de negócios, você saberia responder? Pode até parecer uma pergunta simples, mas, na verdade, nem todos os empresários estão familiarizados com esse conceito.
O modelo de negócio é algo super importante para quem já empreende ou quer empreender.
Por isso preparamos esse conteúdo especial, para falar para você tudo sobre modelo de negócios.
Então, acompanhe até o final desse texto informações mais importantes sobre o modelo de negócios.
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O que é um modelo de negócios
Para começar esse conteúdo, vamos explicar para você o que é um modelo de negócios.
Nesse sentido, um modelo de negócios nada mais é do que a operação da sua empresa, ou seja, a estrutura que você tem nela para atingir a atividade final.
Por exemplo, digamos que você venda um produto para cabelos, qual é o modelo de negócio dessa empresa? Como ela organiza seus processos, quais são seus objetivos?
Essas são apenas algumas das respostas que precisam ser respondidas através de um modelo de negócios.
Dessa forma, o modelo de negócios é um documento que reúne todas as informações dessas estruturas e processos.
Podemos dizer que é como se fosse um manual de funcionamento daquele negócio.
Modelo de negócios e plano de negócios são a mesma coisa?
Muita gente cria confusão entre o plano de negócios e o modelo de negócios.
No entanto, são coisas diferentes.
Isso porque o plano de negócio busca analisar apenas uma questão de viabilidade do negócio.
Ou seja, como é o mercado para aquele produto ou serviço, como funciona a concorrência, faz uma análise econômica entre outras demandas nesse sentido.
Portanto, é usado muito mais para um viés financeiro, como para tomada de crédito ou para investidores.
Por outro lado, o modelo de negócios é uma visão macro do seu negócio, com todos os detalhes sobre ele, não apenas na questão financeira.
No modelo de negócios você define todos os “comos” da sua empresa: como você capta clientes, como você faz seu produto ou serviço, como você constrói sua cultura, etc.
Tipos de Modelo de Negócios
Atualmente, existem vários tipos diferentes de modelos de negócios.
Trouxemos abaixo os principais para você conhecer:
Marketplace
Hoje em dia os marketplaces são um dos modelos de negócios mais usados, pois são os responsáveis pela intermediação entre compra e venda de produtos.
Nesse caso, portanto, os marketplaces não possuem o produto em si, apenas oferecem mercadorias de terceiros.
Exemplos de marketplaces famosos são a Amazon, Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza.
Porém, atualmente, é possível que você mesmo monte seu marketplace para venda de produtos.
Para gerar uma renda dessas plataformas, você pode cobrar comissão nas vendas ou mensalidade de quem vende produtos no site.
Marketplace de Serviços
Ainda, existe também o marketplace para serviços, um exemplo disso é o site Getninjas.
Nesse site você encontra prestadores de serviço para diferentes finalidades.
Você pode inclusive solicitar orçamento com diferentes profissionais antes de tomar uma decisão.
Tem se tornado bastante comum esse tipo de marketplace justamente pela facilidade de encontrar tudo em um só lugar.
Além disso, existem diversos outros tipos de marketplace que podem ser interessantes como modelo de negócio.
Franquia
Em segundo lugar, temos um modelo de negócio bastante conhecido no Brasil, que é o das franquias.
Ao adquirir uma franquia você adquire o direito de uso de uma marca que já entrega a sua estrutura e modelo de negócios pronto.
A maioria das redes brasileiras de alimentação hoje são franqueadas, como Mcdonald’s, Kopenhagen, Cacau Show, Subway, entre outras.
Assinatura
Em terceiro lugar, um modelo de negócios que tem ganhado força é o de serviços por assinatura.
E não se engane, não são apenas para streamings ou serviços de tecnologia, mas para produtos físicos também, como:
- Cosméticos;
- Acessórios;
- Livros;
- Roupas;
- Bebidas;
- Entre outros.
OutSourcing
Em quarto lugar, outra forma de negócio que ficou bastante conhecida é a de OutSourcing que é a terceirização de serviços.
Ou seja, você cria uma empresa que fará o serviço terceirizado para outra, isso tem sido bem comum para serviços de tecnologia.
Esses são apenas alguns modelos de negócios que existem hoje em dia, mas vale a pena você dar uma procurada para conhecer as outras opções que existem, pois podem agregar muito no seu negócio.
Como elaborar um modelo de negócios para sua empresa
Agora, respondendo à pergunta que é título do nosso texto, vamos explicar como você pode elaborar um modelo de negócios para sua empresa.
Para isso, vamos usar um modelo chave que existe no mercado, que é o Business Model Canvas.
Vamos deixar abaixo uma imagem de um modelo como esse para que você entenda melhor como funciona.
Então, o Canvas é um quadro dividido em 9 espaços diferentes.
Cada um desses quadros possui palavras-chave e questões que precisam ser respondidas.
Isso serve para que você possa ter um quadro resumo do seu negócio, muito mais visual e fácil de entender.
Veja abaixo o que vai em cada um desses quadros.
Segmentos de mercado
Em primeiro lugar, você precisa preencher sobre segmentos de mercado.
Nesse quadro você vai listar quem são os seus clientes alvo.
Ou seja, vai responder através de perguntas tudo sobre quem é o público que você quer atingir, como:
- Gênero;
- Idade;
- Do que gosta essa persona;
- No que ela trabalha;
- O que ela procura.
Enfim, tudo que for importante para você conseguir enxergar esse cliente.
Proposta de valor
No quadro de proposta de valor você vai informar todos os detalhes sobre o que a sua empresa faz.
Qual é a solução que ela oferece, para qual problema.
E, mais do que isso, qual o diferencial dela nessa solução.
Qual é a sua diferença para a concorrência?
Canais
Em terceiro lugar, na parte dos canais você vai indicar por onde você vai chegar até os clientes que você colocou lá no primeiro quadro.
Como você vai atraí-los e entregar o seu produto ou serviço.
Relações com clientes
Ainda, outro quadro importante é sobre a relação com clientes.
Liste aqui todas as estratégias de aproximação e fidelização que você vai ter para essas pessoas.
Fonte de Renda
Em quinto lugar você vai listar todas as estratégias que vai usar para justamente chegar no objetivo final do negócio: ter resultados.
Aqui você vai explicar tudo que vai fazer para atingir o objetivo principal.
Recursos-chave
Na parte de recursos-chave você precisa indicar tudo que a empresa precisa para funcionar, como, por exemplo:
- Estruturas;
- Funcionários;
- Equipamentos.
Atividades-chave
Nas atividades-chave você vai descrever as principais atividades do seu negócio, com os detalhes de como cada uma acontece.
Parcerias-chave
Se você tiver parcerias que ajudem no seu negócio, também precisa indicar quem são e de que forma elas ajudam na empresa.
Estrutura de Custos
Listar os custos também é um ponto super importante, em especial se você indicar o prazo de cada um, se é a curto ou longo prazo.
Ainda, diferenciar custos fixos de variáveis também é importante.
Portanto, no modelo Canva estarão todas as informações mais importantes sobre o seu negócio, na palma da sua mão.
Isso trará muito mais assertividade e resultados para a empresa, pode apostar.
Corintiano Contabilidade