Se você costuma acompanhar nossos conteúdos aqui no blog, sabe que sempre ressaltamos a importância de ter uma boa saúde financeira na sua empresa. Afinal de contas, ela é um dos principais pilares para que o negócio continue a longo prazo.
Nesse sentido, o que vamos trazer no conteúdo de hoje para você são os principais indicadores para medir essa saúde financeira.
Ou seja, os parâmetros importantes para você avaliar ao analisar como anda as finanças do negócio.
Portanto, acompanhe abaixo tudo sobre isso e entenda de uma vez por todas como acompanhar os principais indicadores.
Leia também: O que é fator R?
O que são indicadores financeiros
Em primeiro lugar, deixa a gente explicar para você o que é um indicador financeiro.
De acordo com o que falamos antes, indicadores financeiros são ferramentas parâmetros usados para entender o desempenho financeiro de um negócio.
Então, por diferentes métricas é possível saber como está a saúde financeira da empresa, para diferentes finalidades.
Por exemplo, pode ser que você tenha um alto faturamento, mas uma margem de lucro muito baixa, ou ainda até mesmo um endividamento.
Ao longo do texto você vai entender todos os detalhes desses indicadores.
Por que é importante analisar os indicadores
Certamente, a principal importância de fazer uma análise com indicadores é para ter uma tomada de decisão mais assertiva.
Ou seja, é a partir desses dados concretos que você vai poder avaliar decisões como:
- Investimentos;
- Corte de gastos;
- Tomada de crédito;
- Expansão do negócio;
- Entre outras demandas.
Assim, os indicadores são fundamentais para empresas que desejam se estruturar de forma sólida e crescer a longo prazo.
Quais são os principais indicadores financeiros
Então, vamos ao que interessa.
Separamos para você nesse conteúdo os 10 principais indicadores financeiros, que são importantes para o seu negócio.
Veja abaixo tudo sobre cada um deles.
Faturamento
Sem dúvida alguma, o faturamento é um importante indicador financeiro, e é até mesmo conhecido por quem sequer conhece o termo indicador.
Afinal de contas, faturamento é o valor total que o seu negócio teve com a venda de produtos ou prestação de serviços.
Ou seja, toda a receita que ele gerou em um período.
No faturamento analisa-se o valor total gerado pelo negócio, sem descontar impostos e outras deduções.
Então, digamos que você tenha vendido 1 milhão de reais em um ano, em produtos, esse é o seu faturamento.
Porém, não confunda, ele não é o mesmo que o lucro, que vamos explicar a seguir.
Lucro bruto
Em segundo lugar, temos o lucro bruto.
Esse indicador financeiro é o que resulta após o desconto dos custos variáveis da empresa, que são aqueles ligados à produção ou à prestação do serviço.
Se você presta serviço de construção, por exemplo, seria o desconto de materiais e mão de obra.
Esse é um importante indicador para entender se você está valorando bem seu serviço ou produto.
Lucro Líquido
Em seguida, temos o lucro líquido.
O lucro líquido, sim, é o que podemos chamar de resultado.
Isso porque ele é o resultado que sobra do faturamento, depois de descontar todos os gastos, custos e impostos envolvidos na operação.
Ou seja, é o que sobrou de fato para a empresa no final de toda a operação naquele período.
Se você faturou um milhão, por exemplo, e depois de todos os descontos necessários teve uma sobra de 500 mil reais, esse é o seu lucro líquido.
Há quem chame também de margem de lucro. No caso acima, a margem de lucro seria de 50%.
Esse também é um indicador que mostra se o negócio está valendo a pena, afinal de contas, uma margem baixa de lucro pode mostrar que talvez o esforço não valha a pena.
Ou que é necessária alguma mudança para que ela suba.
ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido
Em quarto lugar temos o ROE, que é o indicador que avalia a rentabilidade do capital próprio investido no negócio.
Esse indicador tem como objetivo mostrar quanto de lucro líquido se gera depois do investimento próprio.
Para calcular o ROE é preciso dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido.
Liquidez corrente
Certamente, esse é um dos indicadores mais importantes no dia-a-dia do seu negócio, que é a liquidez corrente.
Essa liquidez mostra a capacidade do seu negócio de manter as suas contas em dia, ou seja, que no curto prazo você irá honrar seus compromissos, acompanhando o fluxo de caixa.
Nesse sentido, se divide o ativo circulante pelo passivo circulante. Ele é fundamental para entender como está seu fluxo de caixa e sua gestão financeira.
Uma liquidez corrente positiva ideal deve ser acima de 1.
EBITDA
Para avaliação de empresas, o EBITDA é um dos indicadores mais importantes.
Ele vem da sigla em inglês para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em uma tradução literal quer dizer Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Portanto, esse indicador demonstra qual é o resultado operacional do seu negócio.
Assim, para medir o potencial operacional do seu negócio ele é fundamental.
Rentabilidade
Ainda, temos também o indicador da rentabilidade.
Nesse sentido, a rentabilidade é a relação entre o lucro líquido e o investimento total que a empresa faz em um período.
Ou seja, quando retorna para a empresa de acordo com o valor que ela investe.
Para uma empresa é fundamental entender se o negócio é rentável ou não, certo? Então, esse indicador mostra com detalhes qual é essa rentabilidade.
ROI
Outro indicador importante é o ROI (Return on Investment), que é o retorno sobre o investimento.
É um importante indicador para se avaliar antes de um novo investimento, por exemplo, pois ele vai dizer quanto de retorno aquele projeto vai trazer.
Custos fixos e custos variáveis
Com certeza os indicadores de faturamento, investimento e lucro são importantes para a saúde financeira.
Porém, também é importante levar em conta os custos fixos e variáveis.
Dessa forma, o indicador dos custos fixos é o que vai mostrar os custos que não mudam no tempo, ou seja, valores fixos que a empresa sempre irá pagar, como aluguel, conta de luz, folha de pagamento, etc.
Por outro lado, os custos variáveis são os que mudam de acordo com outros fatores, como aumento ou diminuição de produção.
Por exemplo, se você produzir mais em um mês, terá um custo maior de insumos, que em um mês no qual não haja tanta produção isso não vai existir.
Alguns exemplos desses custos são:
- Insumos;
- Frete;
- Embalagem;
- Pagamento de comissão;
- Investimentos esporádicos.
Ticket médio
Por fim, outro indicador que temos para analisar a saúde financeira é o ticket médio.
Para quem trabalha com vendas, é um ótimo demonstrativo de qual o valor médio de vendas realizadas pela empresa em um período.
Ele é interessante para entender, por exemplo, quantas vendas você precisa fazer para atingir x faturamento.
Muito indicado principalmente para quem trabalha com produtos de diferentes valores, justamente por trazer uma média.
Enfim, esses são alguns indicadores que entendemos ser importante que você conheça e entenda
Continue acompanhando nosso blog, pois sempre vamos trazer mais informações sobre isso por aqui.
Corintiano Contabilidade