Como manter um controle financeiro eficiente na sua empresa?

Saiba tudo sobre controle financeiro nesse artigo do corintiano contabilidade

Mesmo sem conhecer você, temos certeza que se é empresário, tem como desafio o controle financeiro eficiente na sua empresa, certo?

Sabemos disso porque há quase 50 anos atendemos empresários e essa é sempre uma das principais pautas da conversa com a contabilidade.

Afinal de contas, uma coisa está diretamente ligada na outra. Uma contabilidade em dia é um dos reflexos de um controle financeiro eficiente da empresa.

Porém, entendemos como isso pode ser difícil de conseguir, ainda mais no Brasil, um país que dificulta bastante a atividade empresarial, em especial com a questão tributária.

Então, hoje preparamos com muito carinho esse conteúdo, para mostrar para você algumas formas de manter esse controle financeiro com mais eficiência, acompanhe a seguir.

Leia também: Como contabilizar despesas operacionais?

Qual a importância do controle financeiro para o negócio?

Em primeiro lugar, precisamos começar esse texto falando sobre a importância do controle das finanças para a empresa.

Nesse sentido, podemos dizer que esse é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

A parte financeira é a base para tudo que uma empresa precisa: crescimento sustentável.

Infelizmente, não há como pensar em resultados, crescimento, continuidade, ou seja, todas essas perspectivas futuras, se não há um controle financeiro.

Além disso, ele também é ponto-chave para a tomada de decisões, sobre expansão, investimentos, tomada de créditos.

Portanto, é por isso que é fundamental pensar e organizar estratégias para sempre conseguir manter um bom controle sobre isso. 

Estratégias para manter o controle financeiro

A partir de agora, separamos algumas estratégias interessantes para você usar, que vão ajudar a manter esse controle financeiro com mais eficiência.

Falamos em eficiência porque as finanças precisam estar sempre em dia, com fácil acesso. É preciso que exista um controle real sobre isso, para que não existam surpresas futuras que sejam difíceis de contornar. 

Organização de orçamento

Dessa forma, uma das primeiras indicações de estratégia que podemos falar é sobre a organização de um orçamento. 

Hoje em dia, você sabe qual é o orçamento da sua empresa? Quanto você pode investir em novas contratações, expansão do local físico, compra de maquinário ou outros investimentos?

Um bom controle financeiro parte de um bom orçamento, que o ideal é que seja feito todos os anos, de acordo com as expectativas e a realidade atual da empresa.

Portanto, é preciso entender:

  • Qual a disponibilidade da empresa;
  • Necessidades reais e investimentos;
  • Reserva financeira;
  • Definição de metas. 

Gestão de fluxo de caixa

Certamente, outro ponto crucial é manter uma boa gestão do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é literalmente o fluxo de entradas e saídas financeiras do negócio.

Por exemplo, quantas vendas aconteceram e quantas contas foram pagas. 

Esse acompanhamento deve também ser diário, para estar sempre atualizado, a fim de possibilitar a visão de como está o fluxo financeiro da empresa.

Ou seja, como está a entrada e saída de dinheiro, isso é o básico do controle financeiro.

Porém, é um básico que nem todo mundo dá a devida atenção.

Por isso, cheque hoje mesmo como está o seu fluxo de caixa.

Controle de despesas

Saiba tudo sobre controle financeiro nesse artigo do corintiano contabilidade

Em terceiro lugar, mais uma questão a se cuidar é o controle de despesas.

Todo mundo sabe que gastar demais é um problema para muitos negócios, gastar além do que é possível é o que faz muitas empresas falirem.

Portanto, ter um controle de despesas é muito importante para você evitar um problema no fluxo de caixa e, com isso, evitar também dívidas com terceiros, que podem trazer muitos problemas.

Você deve ter percebido o aumento do número de recuperações judiciais no Brasil, um aumento de quase 70% no ano passado, a maior parte delas acontece por uma falta de controle financeiro.

Nesse sentido, entram com o pedido de recuperação para conseguirem suspender suas dívidas por um tempo e organizarem um plano de pagamento.

Aproveite a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem diversos softwares diferentes para ajudar no controle financeiro das empresas, para diferentes necessidades dentro disso.

Por exemplo, você pode ter um software para gestão de fluxo de caixa, outro para controle de despesas, outro para controle de cadastros e por aí vai.

Então, aproveite as tecnologias que temos hoje em dia para deixar tudo mais eficiente.

Hoje em dia o setor financeiro de uma empresa pode ter uma boa parte concentrada em programas, o que otimiza muito o tempo gasto com isso e também reduz os custos. 

Mantenha um alinhamento contábil

Por fim, sem dúvida alguma outra forma de garantir o controle financeiro é mantendo um alinhamento contábil.

Converse frequentemente com seu contador, ele com certeza é o profissional mais indicado para ajudar você com essas rotinas e também a pensar em novas estratégias.

Além disso, o alinhamento contábil é fundamental para garantir o controle fiscal do negócio, um ponto importantíssimo dentro do controle financeiro.

Assim, se hoje você está interessado em melhorar o controle financeiro e busca uma contabilidade para ajudar você na organização disso, entre em contato.

Vai ser um prazer ter você como nosso cliente. 

Corintiano Contabilidade

Seu sucesso é nosso negócio.

plugins premium WordPress